quarta-feira, 1 de junho de 2011

CONSTRUÇÃO DO LIAU SUSTENTÁVEL DO RINCÃO

O Objetivo Geral do LIAU é oferecer à comunidade escolar um projeto de educação e pesquisa, sob a ótica do socioambientalismo e da interdisciplinaridade, com vistas ao conhecimento do lugar, às práticas de sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.


A COGNIÇÃO DA PAISAGEM

Trilhas interpretativas e itinerários de descobertas na localidade do Rincão, em Belém Velho, zona sul de Porto Alegre/RS, para o conhecimento da geologia, do relevo, da vegetação, da hidrografia, da cultura e outros saberes.




OS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE

Desenvolver junto à comunidade escolar técnicas de construções sustentáveis (reutilização de materiais, coleta de água da chuva, iluminação natural e conforto térmico, mosaico, entre outros), a reflexão sobre o uso consciente de recursos naturais e acessibilidade.



SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A produção orgânica de alimentos feita na horta da escola de acordo com os princípios da Permacultura (compostagem, zonas e setores, bordas, associação de culturas, padrões da natureza e respeito à biodiversidade).



OUTROS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO

A interdisciplinaridade para conhecer a complexidade dos fenômenos e fatos da realidade. O investimento na qualidade de vida e no exercício da cidadania.



Nenhum comentário:

Postar um comentário